A harmonização de vinhos é muito mais que uma técnica, é uma forma de valorizar tanto o prato quanto essa bebida milenar.
Saber escolher o vinho ideal para acompanhar cada tipo de comida pode transformar completamente a sua refeição, realçando notas, equilibrando contrastes e elevando o paladar.
Pensando em facilitar a sua vida, criamos um guia completo de como você pode combinar diferentes alimentos com as características de cada vinho.
Leia também: 5 receitas de sopa para o inverno.
Dicas de harmonização
Antes de tudo, para ter um equilibro perfeito entre o prato e a bebida, é preciso entender da intensidade dos sabores de ambos.
Assim, é uma maneira de realçar os sabores e o vinho não ser somente um acompanhamento do prato, mas sim uma experiência gastronômica.
Então, vamos entender um pouco mais sobre cada tipo de vinho e quais são os pratos que mais combinam com os aromas e sabores da bebida!
Prontos para brindar?
Vinho branco

Nossa primeira indicação de harmonização de vinhos é com tipo branco, conhecido por ser mais leve em sabores e aromas.
Ele possui pelo menos 3 tipos diferentes:
- Sauvignon Blanc (alta acidez);
- Chardonnay (mais versátil);
- Riesling (seco e levemente doce).
Além disso, você pode usá-lo em receitas, como risotos ou molhos, trazendo um toque mais cítrico e sofisticado ao prato.
Esse tipo de vinho também é ótimo para acompanhar qualquer prato vegetariano que envolva legumes e saladas.
Vinho rosé
O vinho é muitas subestimado, mas quem conhece sabe: ele combina o frescor com a estrutura do vinho, criando uma bebida leve e muito deliciosa!
Parecido com a proposta do vinho branco, o vinho rosé combina muito bem com diversos tipos de pratos por ser considerado versátil.
A bebida possui uma quantidade perfeita de acidez, sendo um ótimo complemento para pratos leves como tábua de frios, culinária oriental e até mesmo carne grelhada.
Inclusive, ela possui 3 estilos principais:
- Provence (mais leve);
- Loire (mais ácido);
- Mendoza (mais encorpado).
Ou seja, o vinho rosé é considerado uma “meia estação” entre o branco e tinto, combinando com uma grande variedade de pratos.
Então, se você não sabe como fazer uma boa harmonização de vinhos, essa opção de bebida é a que mais pode combinar com os pratos!
Vinho tinto

Por fim, temos o vinho preferido dos amantes da bebida e com a maior concentração de sabor!
O vinho tinto é conhecido por sua estrutura, profundidade e uma variedade incrível de estilos e sabores.
Por isso, ele é ideal para acompanhar pratos mais robustos, como carnes vermelhas ou molho vermelho e até mesmo pratos mais pesados, como uma lasanha bolonhesa.
Veja quais são os principais estilos de vinho tinto:
- Pinot Noir (mais aromático e leve);
- Merlot (mais frutado);
- Cabernet Sauvignon (marcante);
- Malbec (encorpado);
- Shiraz (toque defumado).
Com estilos para todos os gostos, desde o mais leve até o encorpado, o vinho tinto acompanha pratos marcantes!
Visite a nossa adega!
Seja qual for o seu estilo, uma boa harmonização de vinhos pode transformar uma simples refeição em uma experiência incrível!
E para isso, temos uma seleção incrível de todos os tipos de vinhos, sempre com uma qualidade e curadoria atenciosa para você encontrar o sabor que mais combina com o seu gosto!
Então, passe na nossa adega do Viezzer mais perto de você e descubra o rótulo perfeito para cada sua refeição em ótima companhia!
Viezzer Supermercados